Inmetro Lança Tabela do PBEV 2023: Tudo sobre a 15ª Edição

Descubra as novidades na Tabela 2023 do PBEV e como elas afetam a escolha de veículos no Brasil. Autonomia elétrica, eficiência energética e muito mais.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), acaba de lançar a tão aguardada Tabela 2023, em sua 15ª edição.

Essa atualização traz uma série de informações cruciais sobre eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de 747 modelos e versões de veículos, incluindo carros de passeio, picapes e utilitários à venda no Brasil.

Hoje, vamos explorar as principais novidades e como elas afetam os consumidores e a indústria automobilística.

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Novidades na Tabela 2023 do PBEV

Inmetro Lança Tabela do PBEV 2023

A Tabela 2023 do PBEV chega com várias inovações que merecem destaque:

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Autonomia em Modo Elétrico Agora em Quilômetros

Uma das mudanças mais notáveis é a inclusão da autonomia no modo elétrico em quilômetros de alcance para veículos elétricos (VE) e veículos elétricos híbridos plug-in (VEHP). Essa informação adicional torna mais fácil para os consumidores entenderem a capacidade de percorrer distâncias com uma única carga.

Agora, saber o quanto um VE ou VEHP pode rodar antes de precisar recarregar é mais claro do que nunca.

Veja um exemplo, o novo BYD Seal exibe 531 quilômentros com o modo de medição Ciclo NEDC, agora no PBEV, 371km.

Antecipação de Lançamentos

A Tabela 2023 também nos dá uma prévia de alguns lançamentos emocionantes no mercado automobilístico brasileiro.

Entre eles, destacam-se a estreia da nova picape Chevrolet Montana, a nova Hyundai Tucson, o Peugeot E-2008 elétrico e os modelos elétricos EQA, EQB e EQC da Mercedes-Benz. Além disso, aguardamos com entusiasmo a chegada do sedan elétrico JAC e-J7, dos SUVs elétricos Dongfeng Seres e BYD Yuan, bem como novos veículos comerciais elétricos das marcas BYD e do grupo Stellantis.

A marca McLaren também faz seu retorno ao programa com seu superesportivo Artura Plug-in.

Melhorias na Eficiência Energética

Melhorias na Eficiência Energética

A Tabela 2023 do PBEV traz boas notícias para os consumidores preocupados com a eficiência energética de seus veículos. Em comparação com a tabela anterior, observamos uma melhoria de aproximadamente 5% na média de consumo energético dos carros da categoria SUV grande, que caiu de 1,95 MJ/km para 1,85 MJ/km.

Os SUVs compactos também apresentaram uma melhoria de cerca de 2%, com uma queda de 1,84 MJ/km para 1,80 MJ/km.

Essas melhorias são creditadas principalmente à entrada de novos modelos elétricos e híbridos no programa, destacando o impacto positivo dessas tecnologias na eficiência energética dos veículos.

Destaques de Consumo Energético

Na Tabela 2023, três modelos se destacam por apresentarem o melhor consumo energético. Curiosamente, todos eles são elétricos da categoria subcompacto.

São eles:

  • o Renault E-KWID,
  • o Fiat 500E,
  • o Caoa Cherry Icar EQ1.

Além de que, os veículos elétricos médios e grandes também têm seus destaques, com os modelos Chevrolet Bolt, Peugeot E-2008 GT e os modelos da BYD D1/D2 180EV.

Nas categorias SUV, os novatos BYD Yuan Plus 310 EV e Dongfeng Seres, ambos elétricos, chamam a atenção pelos seus números impressionantes de eficiência energética.

Metodologia e Correção de Dados

O PBEV segue as mesmas diretrizes estabelecidas desde 2015 pelo Inovar Auto e que se mantiveram presentes no Programa Rota 2030, ambos programas do Governo Federal. Essas diretrizes visam avaliar o consumo energético de carros, tanto a combustão quanto elétricos, e são baseadas na metodologia norte-americana da SAE (Society of Automotive Engineers).

Desde a publicação da Portaria Inmetro Nº 377/2011, os modelos a combustão já trazem os valores na etiqueta e nas divulgações devidamente ajustados para refletir o uso cotidiano em quilometragem por litro (km/l).

Isso proporciona aos consumidores informações de autonomia real por meio da aplicação de fatores de correção de aproximadamente 0,28 em relação aos valores obtidos nos ensaios em laboratório.

A declaração dos dados de eficiência energética dos veículos elétricos segue a mesma metodologia definida pela EPA (Environmental Protection Agency) nos Estados Unidos, também baseada na norma SAE.

Essa metodologia prevê um fator de correção de 0,3 nos ensaios de autonomia dos veículos elétricos. Esses fatores de correção já são aplicados há muito tempo, tanto para carros a combustão quanto para veículos elétricos, e têm como objetivo aproximar os valores obtidos em laboratório das condições reais de uso nas ruas, proporcionando informações mais precisas aos consumidores.

Uma Nova Forma de Apresentar Dados

Uma mudança significativa na Tabela 2023 é a forma como os dados são apresentados aos consumidores. Agora, em vez da conversão em quilômetros por litro (km/l), a autonomia dos veículos elétricos é exibida em distância percorrida, ou seja, em quilômetros.

Essa atualização reflete a evolução do mercado de carros elétricos e foi discutida com a indústria durante alguns anos, inclusive passando por um processo de consulta pública em 2020.

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Conclusão: Informações para Decisões Conscientes

A Tabela 2023 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é uma ferramenta valiosa para os consumidores que buscam informações detalhadas sobre os veículos disponíveis no mercado.

Com dados sobre eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases, os compradores podem tomar decisões mais conscientes e alinhadas com suas necessidades e preocupações ambientais.

Além do mais, as melhorias na eficiência energética e os destaques de consumo energético demonstram os avanços da indústria automobilística em direção a veículos mais eficientes e sustentáveis. Com a inclusão da autonomia em quilômetros para veículos elétricos, os compradores têm uma visão mais clara do desempenho desses veículos em termos de alcance.

Em resumo, a Tabela 2023 do PBEV é uma ferramenta essencial para quem está pensando em adquirir um veículo no Brasil, seja ele a combustão ou elétrico.

Com informações atualizadas e apresentadas de forma clara, ela contribui para uma escolha mais informada e alinhada com as tendências de mobilidade sustentável.

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Tiago J.B
Fala pessoal, aqui é o Tiago Junior B., sou fascinado por tecnologias automotivas e um apaixonado por carros desde pequeno, graças ao meu pai que era mecânico e curtia carros e corridas.

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