Explorando as raízes do VW Fusca e a influência do Tatra T-87.
Por: Tiago J.B
História do Tatra T-87
Existem alguns casos curiosos de marcas alemãs que copiaram ideias de empresas de automóveis da Europa Central. Talvez o caso mais significativo seja o do Tatra T-87.
O Tatra T-87 um modelo checo projetado em 1936 por Hans Ledwinka e Erich Übelacker que seguiu as diretrizes aerodinâmicas de Paul Jaray, um dos criadores do Graf Zeppelin alemão. Desde seu lançamento, o Tatra T-87 conquistou admiradores.
Características Técnicas do Tatra T-87
Diferente do Fusca que seria projetado para ser um carro popular, o Tatra era alimentado por um motor V8 traseiro refrigerado a ar de 2,9 litros com ângulo de 90°, que produzia 85 cavalos de potência e normalmente anda em uma velocidade de 160km/h. Sendo um dos carros mais rápidos do seu tempo, o Tatra T-87 impressionava.
Impacto nas Estradas
O aspecto futurista do Tatra impressionaria Hitler, que declaradamente apontou o T-87 como “o tipo de veículo que quero ver nas minhas estradas” quando encomendou a Ferdinand Porsche o primeiro Volkswagen. A aparência aerodinâmica e a velocidade do Tatra eram inigualáveis.
Informações Vip?
Entre no grupo do WhatsApp onde são compartilhadas dicas, noticias e informações super úteis sobre o mundo automotivo, topa?
Naturalmente, a Porsche tomou boa nota dos gostos do líder nazista e, posteriormente, admitiria “ter olhado de relance para os modelos da fábrica de Ledwinka para inspiração”. Na realidade, foi bem mais do que mera inspiração: a parte da frente do Fusca era idêntica à encontrada no T-87 e, como tal, a Tatra denunciou imediatamente a marca alemã por plágio.
Intervenção de Hitler
O próprio Hitler interveio pessoalmente para conter a demanda, que acabaria drasticamente resolvida quando o exército Alemão, Wehrmacht invadiu o país em 1938. A intervenção do líder nazista foi crucial para o desenrolar dos acontecimentos e a interrupção da denúncia.
Reabertura do Caso Pós-Guerra
Porém depois da guerra, no entanto, a Tatra reabriu o caso contra a Volkswagen e, em 1961, recebeu uma compensação de três milhões de marcos. Isso marcou um ponto final na disputa legal entre as duas marcas, reconhecendo a influência do Tatra T-87 no design do Fusca.
Importância Histórica
O Tatra T-87 não apenas influenciou o design do Fusca, mas também deixou uma marca indelével na história automotiva. Sua combinação de velocidade, aerodinâmica e inovação técnica o tornou um ícone em seu tempo e uma referência para futuros designs.
Aerodinâmica e Design
A contribuição de Paul Jaray para a aerodinâmica do Tatra T-87 foi fundamental. O design do veículo era revolucionário para a época, incorporando princípios que ainda são relevantes na engenharia automotiva moderna. A influência do Zeppelin é evidente em suas linhas suaves e eficientes.
Legado do Tatra T-87
Hoje, o Tatra T-87 é lembrado como um marco na evolução dos automóveis. Sua história e influência continuam a ser estudadas e reconhecidas, destacando a importância de inovações técnicas e estéticas que transcendem as fronteiras nacionais e políticas.
Conclusão
Em resumo, o Tatra T-87 não foi apenas uma inspiração para o VW Fusca, mas sim um precursor de muitas inovações que moldaram a indústria automotiva. Sua história é um testemunho da engenhosidade e da habilidade de seus criadores, e seu legado continua vivo.
Quer Mais Informações?
Saiba mais sobre carros no blog com dicas e informações úteis além das novidades.