Fotos e Informações sobre o SUV EV Coupe Capri o novo Ford Ressuscitado

A Ford reviveu a placa de identificação Capri após 38 anos de ausência para um SUV elegante, elétrico e em forma de cupê.

Por: Tiago J.B

Ele apresenta níveis de desempenho do Focus ST e mais de 600 km de alcance. Muito distante do seu homônimo de duas portas e baixa inclinação dos anos 70, o Capri elétrico é derivado do novo crossover Explorer da Ford e entrará em produção junto com esse carro em Colônia nas próximas semanas.

Os rumores de um renascimento do Capri têm sido abundantes nos últimos anos, particularmente à luz da ressurreição da Ford dos monikers Puma, Mustang, Kuga e Explorer para SUVs familiares eletrificados da nova era.

Design Europeu e Reinvenção

O chefe de design europeu da Ford, Amko Leenarts, que liderou a reinvenção do Capri, indicou que o projeto estava na mesa já em 2019.

Estratégia da Ford na Era Elétrica

"Quem não gostaria de trazer de volta o Capri como um design?", disse ele, quando perguntado sobre o emblema e quais modelos do passado poderiam ser usados para inspirar sua equipe de design.

Placas de Identificação e Diferenciação

"Nós adoraríamos. Mas tem que estar no espírito da época e tem que se encaixar, não apenas existir como algo para um designer trazer de volta um carro antigo."

Renascimento do Capri

Trazer de volta placas de identificação conhecidas faz parte da estratégia da Ford para alavancar seu passado histórico como um ponto de diferenciação na era elétrica, quando a superioridade técnica é mais difícil de ser alcançada e o mercado está sendo virado de cabeça para baixo pela chegada de inúmeras novas empresas iniciantes de EV da China e de outros lugares.

Uso de Nomes Icônicos

Perguntado mais recentemente sobre como o uso de nomes como Explorer e Mustang ajuda a criar uma vantagem competitiva nesse contexto, Leenarts disse à Autocar: "O público adora o fato de estarmos levando as placas de identificação para novos territórios", porque elas exploram uma "perspectiva única que ninguém mais tem".

Design e Espirito Esportivo

Do ponto de vista pessoal, ele disse que se diverte com "a tensão entre algo que tem a equidade de um nome antigo e a nova interpretação".

Especificações e Comparações

Claramente, a equipe de Leenat seguiu à risca o seu rigoroso programa, com um design que remete sutilmente ao Capri original e parece transmitir um pouco do seu espírito esportivo, mas que busca vendas no crucial mercado europeu de SUVs de médio porte com foco em espaço, praticidade e usabilidade.

Dimensões e Peso

Medindo 4.634 mm de comprimento, 2.063 mm de largura e 1.626 mm de altura, com um peso bruto entre 2.023 kg e 2.115 kg, dependendo da especificação, ele é um parente próximo do Volkswagen ID 5, com o qual compartilha a plataforma.

Silhueta e Influência

Enquanto o Explorer tem uma silhueta de duas caixas com bordas retas, fortemente influenciada pela herança americana da Ford, o Capri adota uma forma mais elegante e com influência aerodinâmica, que lhe dá a aparência de um sedã de alta cilindrada, em vez de um SUV completo - não muito diferente do Polestar 2.

Arquitetura e Performance

Assim como o Explorer, ele é montado na arquitetura MEB do Grupo VW e será oferecido com uma opção de motor traseiro único de 286 cv para 0-100 km/h em 6,4 segundos, ou um arranjo de motor duplo de 340 cv que reduz esse tempo para 5,3 segundos.

Baterias e Autonomia

O carro com menor potência usa uma bateria de 77 kWh (utilizável) que proporciona uma autonomia de 628 km e pode ser carregada com até 135 kW, enquanto o carro com maior autonomia "Premium" aumenta a capacidade para 79 kWh para 592 km e pode ser carregado com até 185 kW.

Comparação com Explorer

Como referência, o Explorer, mais monolítico, registra 602 ou 529 km, respectivamente - o que comprova o formato mais escorregadio do Capri.

Diferenciação do Explorer

Além da linha de teto inclinada, no entanto, o Capri se diferencia ainda mais do Explorer por uma dianteira personalizada, com faróis de LED distintos que remetem ao Capri Mk3 e um painel preto contrastante envolvente, com um tratamento semelhante para a traseira, conferindo um elemento de apelo retrô.

Design Exterior e Cores Vibrantes

Thomas Morel, que liderou o design exterior do Capri, disse: "Não é todo dia que se tem a chance de redesenhar um ícone. Queríamos trazer esse tempero para a próxima geração".

Cockpit e Tecnologia

Ele foi projetado, segundo a Ford, para "continuar a história do icônico clássico cult", com um espírito "rebelde" que é enfatizado pelas cores vibrantes da pintura, incluindo 'Vivid Yellow' e 'Blue My Mind'.

Interior Familiar e Armazenamento

O cockpit é muito mais familiar do Explorer, com uma tela central sensível ao toque de 14,6 polegadas que desliza para trás para revelar um compartimento de armazenamento "secreto", o "megaconsole" de 17 litros entre os bancos dianteiros e um piso do porta-malas dobrável que libera até 527 litros de espaço de armazenamento.

Assentos Esportivos e Volante Quadrado

Os assentos esportivos inteiriços e o volante quadrado, por sua vez, remetem ao seu faturamento de desempenho mais evidente. "Por dentro, acho que é exatamente como um motorista do Capri original esperaria que o futuro se sentisse", disse Leenarts.

Preço e Disponibilidade

A Ford ainda não revelou o preço do Capri no Reino Unido, mas espera-se que ele tenha um pequeno prêmio sobre o Explorer, com um preço inicial de mais de 50.000 euros, quando for lançado nos próximos meses.