Novo Ford Capri Ressuscitado na Forma Elétrica como Um SUV Coupe
A Ford reviveu o Capri após 38 anos com um SUV elétrico e elegante.
Por: Tiago J.B
Renascimento após 38 anos de ausência
A Ford reviveu a placa de identificação Capri após 38 anos de ausência para um SUV elegante, elétrico e em forma de cupê. Ele apresenta níveis de desempenho do Focus ST e mais de 600 km de alcance.
Muito distante do seu homônimo de duas portas e baixa inclinação dos anos 70, o Capri elétrico é derivado do novo crossover Explorer da Ford e entrará em produção junto com esse carro em Colônia nas próximas semanas.
Rumores de renascimento
Os rumores de um renascimento do Capri têm sido abundantes nos últimos anos, particularmente à luz da ressurreição da Ford dos monikers Puma, Mustang, Kuga e Explorer para SUVs familiares eletrificados da nova era.
Projeto na mesa desde 2019
O chefe de design europeu da Ford, Amko Leenarts, que liderou a reinvenção do Capri, indicou que o projeto estava na mesa já em 2019. "Quem não gostaria de trazer de volta o Capri como um design?", disse ele, quando perguntado sobre o emblema e quais modelos do passado poderiam ser usados para inspirar sua equipe de design.
Grupo Vip Grátis...
Entre no grupo do WhatsApp onde são compartilhadas dicas, noticias e informações super úteis sobre o mundo automotivo, topa?
Trazer de volta placas de identificação conhecidas faz parte da estratégia da Ford para alavancar seu passado histórico como um ponto de diferenciação na era elétrica, quando a superioridade técnica é mais difícil de ser alcançada e o mercado está sendo virado de cabeça para baixo pela chegada de inúmeras novas empresas iniciantes de EV da China e de outros lugares.
Vantagem competitiva
Perguntado mais recentemente sobre como o uso de nomes como Explorer e Mustang ajuda a criar uma vantagem competitiva nesse contexto, Leenarts disse à Autocar: "O público adora o fato de estarmos levando as placas de identificação para novos territórios", porque elas exploram uma "perspectiva única que ninguém mais tem".
Design que remete ao original
Claramente, a equipe de Leenat seguiu à risca o seu rigoroso programa, com um design que remete sutilmente ao Capri original e parece transmitir um pouco do seu espírito esportivo, mas que busca vendas no crucial mercado europeu de SUVs de médio porte com foco em espaço, praticidade e usabilidade.
Dimensões e comparação
Medindo 4.634 mm de comprimento, 2.063 mm de largura e 1.626 mm de altura, com um peso bruto entre 2.023 kg e 2.115 kg, dependendo da especificação, ele é um parente próximo do Volkswagen ID 5, com o qual compartilha a plataforma.
Silhueta elegante
Enquanto o Explorer tem uma silhueta de duas caixas com bordas retas, fortemente influenciada pela herança americana da Ford, o Capri adota uma forma mais elegante e com influência aerodinâmica, que lhe dá a aparência de um sedã de alta cilindrada, em vez de um SUV completo - não muito diferente do Polestar 2.
Arquitetura e opções de motor
Assim como o Explorer, ele é montado na arquitetura MEB do Grupo VW e será oferecido com uma opção de motor traseiro único de 286 cv para 0-100 km/h em 6,4 segundos, ou um arranjo de motor duplo de 340 cv que reduz esse tempo para 5,3 segundos.
Bateria e autonomia
O carro com menor potência usa uma bateria de 77 kWh (utilizável) que proporciona uma autonomia de 628 km e pode ser carregada com até 135 kW, enquanto o carro com maior autonomia "Premium" aumenta a capacidade para 79 kWh para 592 km e pode ser carregado com até 185 kW.
Como referência, o Explorer, mais monolítico, registra 602 ou 529 km, respectivamente - o que comprova o formato mais escorregadio do Capri.