Novo Ford Capri Ressuscitado na Forma Elétrica como Um SUV Coupe

A Ford reviveu o Capri após 38 anos com um SUV elétrico e elegante.

Por: Tiago J.B

Renascimento após 38 anos de ausência

A Ford reviveu a placa de identificação Capri após 38 anos de ausência para um SUV elegante, elétrico e em forma de cupê. Ele apresenta níveis de desempenho do Focus ST e mais de 600 km de alcance.

Muito distante do seu homônimo de duas portas e baixa inclinação dos anos 70, o Capri elétrico é derivado do novo crossover Explorer da Ford e entrará em produção junto com esse carro em Colônia nas próximas semanas.

Rumores de renascimento

Os rumores de um renascimento do Capri têm sido abundantes nos últimos anos, particularmente à luz da ressurreição da Ford dos monikers Puma, Mustang, Kuga e Explorer para SUVs familiares eletrificados da nova era.

Projeto na mesa desde 2019

O chefe de design europeu da Ford, Amko Leenarts, que liderou a reinvenção do Capri, indicou que o projeto estava na mesa já em 2019. "Quem não gostaria de trazer de volta o Capri como um design?", disse ele, quando perguntado sobre o emblema e quais modelos do passado poderiam ser usados para inspirar sua equipe de design.

Grupo Vip Grátis...

Entre no grupo do WhatsApp onde são compartilhadas dicas, noticias e informações super úteis sobre o mundo automotivo, topa?

Entrar

Estratégia de alavancagem histórica

Trazer de volta placas de identificação conhecidas faz parte da estratégia da Ford para alavancar seu passado histórico como um ponto de diferenciação na era elétrica, quando a superioridade técnica é mais difícil de ser alcançada e o mercado está sendo virado de cabeça para baixo pela chegada de inúmeras novas empresas iniciantes de EV da China e de outros lugares.

Vantagem competitiva

Perguntado mais recentemente sobre como o uso de nomes como Explorer e Mustang ajuda a criar uma vantagem competitiva nesse contexto, Leenarts disse à Autocar: "O público adora o fato de estarmos levando as placas de identificação para novos territórios", porque elas exploram uma "perspectiva única que ninguém mais tem".

Design que remete ao original

Claramente, a equipe de Leenat seguiu à risca o seu rigoroso programa, com um design que remete sutilmente ao Capri original e parece transmitir um pouco do seu espírito esportivo, mas que busca vendas no crucial mercado europeu de SUVs de médio porte com foco em espaço, praticidade e usabilidade.

Dimensões e comparação

Medindo 4.634 mm de comprimento, 2.063 mm de largura e 1.626 mm de altura, com um peso bruto entre 2.023 kg e 2.115 kg, dependendo da especificação, ele é um parente próximo do Volkswagen ID 5, com o qual compartilha a plataforma.

Silhueta elegante

Enquanto o Explorer tem uma silhueta de duas caixas com bordas retas, fortemente influenciada pela herança americana da Ford, o Capri adota uma forma mais elegante e com influência aerodinâmica, que lhe dá a aparência de um sedã de alta cilindrada, em vez de um SUV completo - não muito diferente do Polestar 2.

Arquitetura e opções de motor

Assim como o Explorer, ele é montado na arquitetura MEB do Grupo VW e será oferecido com uma opção de motor traseiro único de 286 cv para 0-100 km/h em 6,4 segundos, ou um arranjo de motor duplo de 340 cv que reduz esse tempo para 5,3 segundos.

Bateria e autonomia

O carro com menor potência usa uma bateria de 77 kWh (utilizável) que proporciona uma autonomia de 628 km e pode ser carregada com até 135 kW, enquanto o carro com maior autonomia "Premium" aumenta a capacidade para 79 kWh para 592 km e pode ser carregado com até 185 kW.

Como referência, o Explorer, mais monolítico, registra 602 ou 529 km, respectivamente - o que comprova o formato mais escorregadio do Capri.

Conheça Mais